régua

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pessoas obesas sentem menos satisfação com a comida

 Cérebro das pessoas obesas sente menos satisfação com a comida

Fonte: Blog do Sidney Resende aqui

Uma batida de leite com chocolate e uma ressonância magnética. Isso foi o que pesquisadores de várias universidades necessitaram para descobrir que o cérebro das pessoas obesas se sente menos satisfeito ao comer.

Um estudo publicado na revista "Science" demonstrou que as pessoas com menor atividade nos circuitos cerebrais que regulam a recompensa e o prazer têm mais risco de ganhar peso. Esse efeito é mais acentuado naquelas com um defeito genético relacionado à dopamina, o neurotransmissor das sensações prazerosas.

Até então, era suspeitado que pessoas com obesidade comiam em excesso para compensar a falta de prazer ao comer; todavia, esta parece ser a primeira evidência fisiológica de o por quê isso ocorre. Enquanto comemos, o cérebro segrega dopamina, um neurotransmissor cerebral relacionado com as sensações prazerosas; quanto mais se gosta do que come, mais dopamina é produzida pelo cérebro.

Já se sabia, além disso, que os obesos têm menos quantidade de receptores de dopamina em seu cérebro (concretamente na zona do estriato dorsal que regula as "recompensas"), o que os obriga a comer abundantemente para repor esse déficit.

"Para as investigações, três científicos das Universidades de Oregon e Yale estudaram dois grupos de mulheres diferentes. Quarenta e três delas tinham entre 18 e 22 anos, e um índice de massa corporal (IMC) de 28,6 (acima de 25 é considerado que a pessoa tem obesidade), o segundo grupo estava composto por adolescentes entre 14 e 18 anos, que possuem IMEC de 24,3.

Utilizando a ressonância magnética funcional, os especialistas observaram como reagia o cérebro quando as mulheres saboreavam leite batido de chocolate. Curiosamente, aquelas que haviam mostrado menor ativação do estriato dorsal enquanto bebiam chocolate eram aquelas que mostraram maior ganho de peso durante o ano seguinte.

"Creio que estamos vendo cada vez mais uma interação entre fatores culturais, como a abundância de comida rica em gorduras e o sedentarismo e o risco genético", explicou um dos médicos. 

 

 

 

 

.

4 comentários:

  1. Que interessante...
    Obeso sofre viu, hj vejo muito mais estudos e divulgação sobre o assunto do q antes, muito bom!
    Bjsssss
    Lu

    ResponderExcluir
  2. achei bem interessante isso, acho legal q estudem as causas da obesidade e que encontrem quem sabe uma saida, uma ajuda pra quem precisa

    ResponderExcluir
  3. Oie! Minha irmã é tudo mesmo. Te empresto sim!
    Muito interessante o texto.
    bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto.
    Quanto mais a obesidade for estudada, melhor será para nós, rsrsrsrs.
    Beijos euma ótima semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Seu comentário é importante para mim.