régua

domingo, 18 de julho de 2010

Velhice

Definitivamente não gosto do efeito da velhice em nosso corpo. Perdemos a força, a saúde, e com ela a disposição. Mas a cada dia ganhamos uma sabedoria deliciosa, e olha que nem sou tão velha.

Meus pais são sábios, minha mãe uma intelectual ativa e produtiva. Meu pai os problemas de saúde o alcançaram. Já tem limitações para fazer algumas coisas, mas o cérebro e a bagagem cultural e de vida estão 100% e ele é totalmente independente.

Hoje meu pai teve de ser internado, ele que cuida da alimentação muito bem e não toma nennhum remédio, por iso o susto foi maior. Ele teve uma falta de ar e acabou internado com insuficiência cardíaca. Não estou e nunca estarei preparada para perdê-lo.

A vida é muito injusta, sim me rebelo. Agora que me sinto mais inteligente, a experiência de vida me trouxe serenidade e sabedoria aí já vejo algumas ironias da natureza. As doenças já me espreitam.

Meu pai, tanta coisa boa que ele passa e a cada dia tem mais a passar as doenças batem com insistência em sua porta.

Acho injusto e este papo de q Deus sabe o que faz para mim é coisa de pessoas que tem preguiça de pensar. Porque se Deus permite estas coisas ele é um sádico. Acho que somos meros participantes da natureza, seguimos o ciclo, nascer, crescer, reproduzir e morrer como qualquer mato.

Assim como vemos as plantas crescerem, reproduzirem e morrerem sem fazermos quase nada por elas, porque sempre falamos "deixe a natureza seguir seu rumo", Deus faz exatamente assim conosco, só nos observa, e deixa a natureza seguir seu rumo, sem muito ou quase nada interferir.

É duro ficar na emergência de um hospital e ver os casos que passam. Se há um Deus, não o vejo presente na emergência de um hospital público, ja no particular , que nós estávamos hoje é menos mal, mas fiquei imaginando... e se não tivéssemos convênio e condições de bancar isso? Não quero nem imaginar.

Perder pessoas mais velhas e como perder toda os registros e a história de um país. Os jovens sábios ficam perto dos mais velhos e lhes absorvem a imensidão de seus insinamentos. Aprendo diariamente com meus pais, não estou preparada para perder nenhum delas. Mas como sei que infelizmente este dia chegará sei que poderei ohar pra trás e não me arrepender do tempo que não pasei com eles e nem dos ensinamentos que deixei de receber. Eles são meus mestres mais lindos, divertidos e gostosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário é importante para mim.